O SILÊNCIO E O COMPORTAMENTO INDIVIDUAL NO CENTRO ESPÍRITA

(E A NOSSA PARTE NA ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL)

Nós que frequentamos semanalmente o Centro Espírita, sabemos o quanto esse momento é importante, nos ajuda em nosso equilíbrio, e nos fortalece para o dia a dia.

Recebemos logo ao chegar um Passe de Limpeza, que atua na nossa Harmonização depois de um dia repleto das nossas atividades.

O tema da Preleção nos ajuda na reflexão dos assuntos que afligem o nosso íntimo, e nos amplia a visão para encontrarmos as soluções que buscamos, além de nos auxiliar no entendimento do nosso momento, e a razão das coisas.

E ao final, ainda recebemos o Passe Magnético, um reforço das nossas energias aplicado através do passista, vindo diretamente da Espiritualidade.

Mas às vezes, isso se torna um processo automático, uma rotina, e deixamos de aproveitar e de receber o melhor que essa oportunidade nos reserva.

Para começarmos a entender melhor isso, vamos pensar nas seguintes questões:

– O que viemos buscar no Centro Espírita?

– Como entendemos que o Centro Espírita pode nos ajudar?

Buscando as nossas respostas sobre essas questões, precisamos ter claro:

A assistência espiritual não é uma atividade passiva.

Depende da nossa receptividade, e da nossa postura.

A casa espírita nos oferece as ferramentas, como as usamos, depende apenas de nós mesmos.

O Passe é apenas um reforço energético.

A maior parte da nossa assistência está no entendimento da mensagem evangélica, e de como a usamos em nossas vidas.

Quando passamos a entender isso, passamos também a perceber que uma grande parte do melhor aproveitamento que podemos ter da Assistência Espiritual, está diretamente ligada a nós mesmos, ao nosso comportamento e à nossa postura durante o período que estamos dentro da Casa Espírita.

Mas como isso funciona?

Sabemos que a principal função do Centro Espírita é o esclarecimento evangélico, através das Preleções e das Mensagens que recebemos ao concluir o nosso ciclo de passes, para com isso, aprendermos a lidar com as dificuldades das nossas vidas.

Mas algo que também sabemos, e não percebemos na maioria das vezes, é que a Espiritualidade está agindo em nós desde que chegamos a Casa, nos amparando e nos intuindo, ou seja, falando conosco através dos nossos pensamentos e ideias.

Porém, se não estivermos atentos e receptivos para as mensagens da Espiritualidade, tudo aquilo que Eles tentam nos falar, não estaremos ouvindo, não chegará até nós.

E isso acontece quando estamos distraídos, pensando nos nossos afazeres, ou conversando no salão, principalmente sobre outros assuntos e futilidades que não fazem parte da nossa Assistência Espiritual. É como se alguém estivesse nos pedindo atenção, e estivéssemos em outra conversa, sem dar-lhe ouvidos.

E como ficamos receptivos à Espiritualidade?

Primeiramente, querendo receber seus bons conselhos.

Depois, precisamos entender que a melhor maneira de estarmos receptivos, é nos mantermos em paz, tranquilos, em silêncio, e principalmente, refletindo sobre O que viemos buscar na casa Espírita, e como nos colocamos para receber o que a Assistência Espiritual nos reserva.

E o melhor caminho para alcançarmos isso, é sempre lembrarmos:

O Salão não é uma sala de espera!

Enquanto estamos no salão, já estamos sendo assistidos, e a Espiritualidade está tentando nos dar os seus bons conselhos.

Por isso, devemos sempre evitar conversar, fazer uso de celular ou aparelhos eletrônicos, e dedicarmos esse momento à nós mesmos, buscando escutar o que a espiritualidade tem a nos dizer.

E que possamos sempre estar prontos e receptivos para a Espiritualidade, seus Bons Conselhos, e sua Assistência.

Pois como sabemos, eles sempre estão prontos a nos ajudar, nos amparar, e responder aos nossos pedidos.

FAÇAMOS A NOSSA PARTE!